97 MENSAGEM DO MESTRE JEAN
A angústia do ser humano em saber, em dominar, em centrar em sí o mundo, chega às vezes a ser primária. Não deixa de ser uma questão de proporção, uma questão de medida, entre a criatura humana e o espaço onde foi destinada a ter o seu habitat na matéria. Minúsculas criaturas frente ao Cosmo…Já sabem muito…Até já fizeram excursões ou incursões para fora do Globo. Os grandes e até aqui bastante complexos avanços nas áreas da Ciência e Tecnologia lhes facultaram essas proezas.
Mas, acharem-se Senhores do Universo? Acreditarem-se Deuses?
Num lance de olhos ao tamanho das distâncias estrelares, já os fazem apequenar-se, e quase sumirem como um sopro, tal sua ínfima porção, tal o seu incrível tamanho. Mas, é justamente nesses minúsculos seres frente ao Cosmo, que a natureza também habita. E, é justamente, nesses minúsculos seres que há uma energia potencial agregada, forte, luminosa chamada amor. São muitas as lições que vem, hoje, para auxiliar a humanidade. Todas direcionadas às suas carências mais prementes. O volume desta prova, pela qual passa o Planeta é muito grande e tem muitos propósitos. Não judiar, não desprezar, não humilhar os seres, mas um desses propósitos é ensiná-los a ter humildade.
É fazê-los ver que não é preciso sentir angústia, por não saber ainda tudo sobre o Universo, porque tudo tem seu tempo. Na visão evolutiva, os espíritos que habitam em lugares como a Terra são, a maioria, pouco desenvolvidos, e com poucas condições de entendimento. Os degraus de aprendizado espiritual, como na matéria, vão sendo galgados em sequência, conforme as condições de absorção. Aos poucos os seres vão saber, sim, saber mais, dominar o conhecimento do espaço, entender melhor a espiritualidade e, naturalmente, sem pressão, nem angústia, entender-se como parte deste todo energético.
Por hora, o que se oferece é este bem claro ensinamento: Não existem Senhores, nem Deuses. Existem aprendizes, alunos de uma grandiosa Escola onde a filosofia maior, o que embasa, o que orienta, o que move, é a energia do amor. Escola esta que hoje atravessa um período bastante severo, de compactação de informações e de lições, para que numa proposta intensiva, a aprendizagem seja bem mais efetiva e os alunos possam ascender a graus mais altos em seu aproveitamento.
Senhor! Faz com que possamos entender!
Que aprendamos humildade!
Que possamos aproveitar as lições!
