184 MENSAGEM DO MESTRE
Os níveis, na escola da vida, também existem.
Os mais novos estão ainda nas séries iniciais, e assim por diante. Aliás, a vida dos seres, na Terra quanto às aprendizagens é uma analogia às tarefas de aprendizagem na área espiritual. Existem, igualmente, os que estão em séries mais adiantadas e os que já cursam os níveis superiores, nos dois planos. E, é claro, os conteúdos, as tarefas vão ficando mais complexas e mais difíceis à medida em que os espíritos, assim como os adultos, vão se adiantando. Há sim, como verdade, essa relação análoga.
Não existem castigos, ainda que muitas vezes possa parecer aos homens, na sua visão acerca de situações mais complexas e difíceis a atravessar.
Existem programas mais condensados, intrincados, que exigem mais atenção, abnegação e às vezes até doação. Existem alunos que precisam de testes e exames com maior complexidade, dada a necessidade de sua avaliação de maneira mais detalhada ou com nível mais específico. É tudo completamente único e individual, ainda que possam ser os seres agrupados de certa forma, quanto às peculiaridades de suas experiências, às vezes com certa similaridade, o que pode sugerir um nível de maturidade espiritual.
Hoje mais do que nunca, diante de uma prova que coloca todos, frente a frente ao perigo, isto se torna às vezes, visível. Mas continua sendo uma experiência única para cada um. Cada um recebe a tarefa conforme o seu grau de adiantamento e dela se desvencilha, da mesma forma.
A Escola da Terra traz as tarefas na complexidade adequada a cada um. E a avaliação é justa, compatível e decorrente das primeiras séries até o curso superior.
Todos estão em aula sempre!
Senhor! Obrigado por Tua Escola!
Obrigado por Tuas lições!
Obrigado por Tuas avaliações!
