O tempo…Quanto se fala no tempo! Tempo distância, tempo momento, tempo passado, tempo esperado…O tempo, para o homem, é uma versátil abstração. Ora desejado, esperado com impaciência, ora indesejado, inadequado, até recusado. Abstração, no entanto, que rege a existência, que delimita, marca e que subsiste a tudo, até ao próprio tempo, no acervo da memória do mundo, quiçá dos tempos, quiçá dos mundos. A cada um é dado este conceito. Aprender a lidar com ele é tarefa para quem já entende a vida e sabe que tudo acontece no momento que tem que acontecer. No tempo que tem que acontecer, no tempo certo a cada coisa, no tempo certo a cada um.
Há testes, muitos testes para avaliação da fé. Há desafios, e quantos! Há situações limite, quando as forças exauridas tendem a desistir. Mas, a fé não deixa. A fé, como uma nesga ínfima de luz, vai se inflando, se aproximando e envolvendo com sua força o ser cansado, dando energia, reerguendo-o, fazendo com que seu olhar visualize, com muita nitidez, a quase empalidecida esperança. Felizes os seres que conseguem, mesmo com desafios imensos, mesmo com desgastes e desgostos, mesmo com as certezas arranhadas, debilitadas, não deixar romper o elo da fé!
Saber olhar e conseguir ver é uma conquista do ser maduro. A vida se apresenta a todos como uma história a ser percorrida. Cenários, personagens, vão se desempenhando em capítulos, conforme os roteiros pré-agendados. No entanto, em cada cena existem, além do cenário, personagens e falas, um outro “script” bem mais robusto, bem mais elaborado, que é o da sequência espiritual. Há outra linguagem, existem outros roteiros, que fogem do material e que dão validade e importância ao desempenho de cada um. Cursar cada tempo dessa história, com olhos de perceber, captar e atuar na plataforma espiritual, enquanto se desempenha na plataforma material, é sim, ter a visão ampla da vida integrada e completa. É ter a condição de aprender, de crescer e de alcançar a finalidade da experiência vivencial: degraus mais altos na escala evolutiva!
Não é fácil conquistar metas, quando envolvem outros irmãos. Em se tratando de humanos no Planeta Terra, muito ainda permanece difícil. Mas, a cada um é dado uma ou mais tarefas que, muitas vezes, incluem irmãos da caminhada. Paciência, calma, tolerância, são algumas das qualidades necessárias nestes casos. Uma boa dose de amadurecimento, muito de conhecimento, e fé! A grande esteira para que haja sucesso é a oração. Não como súplica, nem como amparo, mas, principalmente, como acompanhamento, como parceria, como apoio. A oração como troca de ideias sobre como agir, a oração como recarga energética de amor, para conseguir força e foco e não desistir. A oração como segurança e certeza de sucesso, de vitória na empreitada!
Tudo é uma questão de atentar, valorizar e aguçar a sensibilidade. O corpo humano tem inúmeros potenciais ainda desconhecidos ou pouco ou nada utilizados pelos seres. Ele é uma antena incrível que capta e registra tudo que energeticamente o rodeia. No entanto, quantos se apercebem? Se dão conta de várias sensações que atribuem a inúmeras causas e nunca, nunca se dão conta que as causas podem ser as energias do entorno, em inúmeros níveis. Sensações…Preste atenção! Agitação… desconforto… angústia, do nada… Calmaria… paz… quietude…do nada… no ar… Preste atenção!