Entre as prioridades humanas é certo que a vivência espiritual ainda não alcançou o seu lugar. Há muitas orientações, sim. Há esforço do plano espiritual para trazer subsídios, sim. Há a pressão cada vez maior da natureza, sim. Mas, há ainda em grande parte, muito grande para este tempo, o descaso, a ignorância e pior, o ceticismo. A força, no entanto, de um conjunto de elementos, trazidos no bojo da Lei do Progresso, fará a mudança ser cada vez mais célere. Daqui para a frente, não sem ser pressionado, o homem terá que transformar suas atitudes pacatas, mornas e lentas em ação. No pensar, no sentir, e em consequência, no agir, as formas de ser terão obrigatoriamente de mostrar nova postura. Postura que evidencie entendimento, compreensão e responsabilidade com o novo momento do Planeta. A efervescência das energias densas e pesadas será tão forte que absorverá os descrentes, levando-os a buscar em outros orbes as condições afins de sua postura ainda fraca e atrasada. A mesma efervescência, no entanto, servirá de mola propulsora para os neo despertos alcançarem patamares mais leves e fluídos, que os levarão a habitar o Planeta Terra nos moldes da Regeneração. Novo Tempo, onde a vida espiritual vai orientar para o bem e onde o amor terá lugar entre os irmãos!
Todos os valores que embalam a vida humana na seara do bem são justos, são equilibrados e são inerentes à vida. Mas, a ignorância e a maldade que ainda cresce entre os seres têm a tendência de usurpá-los, em nome do domínio e do poder. Seres humanos, com domínio e poder sobre os iguais? Este ainda é o quadro nefasto e primitivo que a Terra apresenta em muitos pontos, apesar dos séculos que têm sido dados para sua evolução. A natureza, porém, é pródiga em retomar suas bases e suas raízes. Tudo pode acontecer e acontece, até que chegue o momento do basta! O momento do fim das agressões à lei natural, à vida, à liberdade! O momento é chegado e não haverá continuidade neste Planeta, das violações às leis da natureza e às orientações do Criador. Os tempos estão chegando, os novos, os da mudança, os da Nova Era: a era da Regeneração!
Quantas situações se apresentam que nunca seriam imaginadas! Os seres se veem, muitas vezes, sem entender os porquês. Mas aqueles que sabem do potencial de ensino e da produção de experiências de aprendizagem que a experiência vivencial traz sabem que em tudo existe uma razão e um objetivo. Nem sempre óbvio, nem sempre explícito, mas sempre presente. É isso que faz com que os seres valorizem, entendam e cumpram as tarefas com solicitude, obediência, calma e compreensão. Tudo é para o bem, para o entendimento e para o crescimento!