Existem momentos em que é preciso refletir em silêncio. Parar, pensar e situar-se. Muitas vezes este situar- se é uma forma de se recolocar no seu espaço/tempo, uma forma talvez de higienização e reposicionamento. O dia a dia sobrecarrega e, como uma esponja, o ser vai absorvendo toda a gama de energias, todas as espécies de densidade ou leveza. Mas, em determinado momento é necessário o reequilíbrio, o reajuste, o ajuste. É muito importante que haja essa noção para que o ser possa, revigorado e lúcido, adentrar e seguir adiante em caminhos mais claros, límpidos e consciente de sua trajetória existencial.
Conforme as experiências, e as lições delas advindas, há o inevitável e decorrente crescimento. Tudo o que é vivido traz aprendizagem e é agregado às coisas já apreendidas, num continuum interrupto e crescente. Assim os seres que singram nas estradas do bem conseguem evoluir, amadurecer e entender a vida, a vida verdadeira. Assim conseguem valorar os ensinamentos do Criador, a base de tudo, o amor!
Não há uma unanimidade entre os seres e nunca haverá. Na trajetória existencial a diversidade impera, tanto no aspecto material quanto no espiritual. Não há um ser igual a outro e não há um espírito igual a outro. A individualidade nos dois aspectos é uma impressionante realização que faz com que não haja, nesta multidão de seres que povoam o Planeta, nenhum igual a outro. Na matéria, sexo, idade, raça, cor, condições físicas, saúde, são alguns diferenciais. No espiritual, a idade e o consequente estágio evolutivo marcam as diferenças e as similaridades. Obra imensa do Criador! Mostra explícita de uma obra divina!
Aproveitar a chance de crescer. À medida da maturidade conquistada, o ser consegue avaliar não só o seu potencial, mas o seu dever em relação a ele. Consegue igualmente identificar os espaços onde pode ou não atuar de forma positiva na direção do bem e a situação efetiva onde possa servir, auxiliar e principalmente amar. Em nenhum momento pode desperdiçar a chance de crescer!
Cada coisa em seu lugar. Frase chavão que pode ser usada de muitas formas, mas é sempre verdade! Algo desarrumado nos aspectos materiais não causa boa impressão aos olhos. No aspecto espiritual, não causa boa impressão à alma. Em ambos a sensação é de desarranjo, desorganização, imperfeição e descaso. É preciso então trabalhar, organizar, selecionar, desapegar até, para ter a sensação de tudo em seu lugar. No aspecto prático, tanto no material quanto no espiritual, há que ter foco, determinação e ação. As coisas, e também os pensamentos e os sentimentos, podem ser organizados e devem ter cuidadosamente o seu lugar para fazerem bem aos olhos e à alma!
Existem cenários que continuamente são colocados à frente dos seres e instantaneamente são trocados, dando multiplicidade de visões e experiências e provocando todo tipo de reações. Os seres vulneráveis e fracos não conseguem conviver com isso de maneira equilibrada: deixam-se levar por comparações que geram ciúme, inveja, rancor. Os fortes e equilibrados veem em cada cenário a oportunidade de exercitar sentimentos bons, amizade, empatia, apoio, ajuda, admiração. É este o propósito dessas telas que a vida traz a cada um. Provocar e estimular a mudança, o crescimento, o amadurecimento, através do contínuo exercício variado e valioso de viver!