Não há momentos mais sublime de que quando os seres descobrem o verdadeiro sentido da vida, com a primazia do amor. Não há momento mais cheio de significado, mais abrangente e completo. Isso porque há uma conjuntura de conquistas espirituais que o fazem atingir o limiar das condições de evolutivas nas faixas mais iluminadas. Não é de repente que isto acontece. Em planos como os da Terra é trabalho de séculos. Mas, por isso mesmo, é conquista e é sublime!
Quanto mais humildade, mais condições de agradecer. O sentimento de gratidão só brota em quem se sente pequeno frente à grandeza, a imensidão do Cosmo. O sentimento de gratidão é fruto de espíritos que se colocam frente ao Criador, já sabendo do seu tamanho e de sua minúscula parcela do Universo. Obrigado Senhor, obrigado por ver, por cuidar, por abraçar e ensinar. Obrigado Senhor pela vida e pelas aprendizagens. Pela vida e pelos sentimentos. Pela vida e pela confiança. Obrigado Senhor!
Muitas vezes a prova dói muito. Quando abarca os amores, quando atinge os queridos, quando machuca o coração que ama. Mitos choram muito, muitos oram, muitos entendem e se submetem com leveza e com abnegação. Mas, há os que se revoltam, não entendem e não conseguem justificativa a não ser vendo tudo como castigo e punição ou injustiça. Tudo é questão de amadurecimento espiritual. Na sequência espiritual há uma sucessão de experiências variadas, diferentes, difíceis e dolorosas muitas vezes, mas, necessárias à aprendizagem e ao crescimento de cada ser, de cada ente espiritual. O conhecimento dessas etapas da verdadeira vida é fator inerente à Lei do Progresso, inerente às conquistas evolutivas humanas. Reconhecer, aceitar, entender e vivenciar com equilíbrio cada uma destas fases é um termômetro da maturidade e do crescimento espiritual.
Todos têm, na vida, a oportunidade de crescer. As condições de aprendizagem são contínuas e necessárias. Felizes os que aproveitam todas as oportunidades, que em cada momento enxergam os tópicos e os exercícios passiveis de trazer aprendizagem e crescimento. Felizes os que vivem com intensidade e completude cada situação da sua vida!
Como no mar, onde belezas existem e muitas sobre os pedregulhos, sobre as areias, sobre as águas imensas, também assim é o interior da alma humana. Prescrutar, em meio à avalanche de emoções, as pérolas e as preciosidades do sensível é o que faz a beleza do ser sobressair nos seres humanos, nos seus convívios, nos seus relacionamentos. Todos guardam, no mais profundo lugar de sua alma, jóias do amor e todas suas derivações como no mar, com suas conchas, pérolas e madrepérolas. Navegar é preciso, mas é preciso mais, é preciso buscar lá no fundo o seu melhor. No fundo da alma, o amor em todas as suas formas!