123 MENSAGEM DO MESTRE
Como representar o que é ou era, e o que deveria ou deve ser?
Imagine-se uma relva verde, árvores, um riacho, um ar puro, numa pequena ilha, isolada. Quem poderia macular, interferir ou poluir a natureza, tão tranquila e auto suficiente?
Os animais que dela fazem seu habitat, na sua cadeia alimentar usual são integrados e ajustados, colaborando com sua vida ao ciclo vital. Pelo ar, pela água, pelo solo, todos os animais convivem na normalidade.
Coloque-se gente nessa ilha. Se forem primitivos é possível se ajustarem quais seus irmãos animais, agindo integrados e usufruindo pacífica e ordenadamente das condições, sem danos. Mas coloque-se seres desprovidos de entendimento, cheios de conquistas materiais, com hábitos de consumo onde tudo é embalado, engarrafado, onde plásticos, metais, vidros, fazem parte do cotidiano dos homens e virando lixo são descartados em qualquer lugar. Sem cuidado com nada, aos poucos, árvores serão abatidas, as águas sujas, o ar pela quantidade tóxica de muitos hábitos, poluído…Em suma, um mínimo exemplo, quase um parêntese do homem na atualidade, na Terra.
Só um demonstrativo do grau em que os humanos atingiram. Seus antecessores, do reino animal, não poluem.
E isso, só para falar da natureza… em muitas outras áreas o Planeta sofre, cada vez mais,à medida do desenvolvimento tecnológico da humanidade.
E o desenvolvimento dos humanos?
Senhor! Perdoa!
Perdoa o atraso!
Perdoa a falta de noção do certo!