137 MENSAGEM DO MESTRE
É bem possível que hajam mudanças maiores até que os próprios homens imaginaram.
A extensão desse tempo de pandemia favorece essa previsão. A cada dia que passa tudo vai se transformando, tudo vai ficando mais questionável e os horizontes vão se alargando no pensamento humano. Mas não apenas se alargando, o que é mais importante e o que é mais promissor para a obtenção de mudanças reais é o aprofundamento que esse tempo demorado proporciona.
Tudo na mente humana, ou é improviso ou é elaborado. O improviso é súbito, é instintivo, intuitivo, é na maioria das vezes, impensado. O contrário disto requer um tempo de absorção, de equacionamento, para direcionar uma conclusão ou várias alternativas de conclusão. É justamente isto o que está sendo hoje proporcionado ao homem, ser pensante.
Tempo para todo este processo.Tempo que o leve a imergir, na profundeza de sua mente, e utilizando-se de todo o acervo de conhecimento, de todas as suas conquistas, psicológicas, emocionais e afetivas, fazer uma análise da vida, dos projetos de vida, das formas de vida, das causas, dos objetivos, enfim, olhar de dentro para fora e aos poucos, à medida de seu mergulho, de fora para dentro.
Este é o processo que o hoje, este tempo pesado, este tempo angustiante e lento, entre uma liberdade quase que “libidinosa”, se for pensada em como estava sendo displicente e irresponsável e um futuro ainda incógnito e por isso mesmo, imprevisível. Todos estão pensando. Uns falam, comunicam, usam a tecnologia, trocam mensagens, vídeos, imagens, e por isso mesmo já demonstram o quão produtiva tem sido esta essa frase para a reflexão. Outro,não. Pensativos, não são de muitas trocas, mas o seu interior fervilha. O pensar acontece intermitente, pelo armazenamento de diversas informações e pela necessidade reclusa e individual de respostas.
Os pequenos perguntam, indagam, querem saber e não tem, muitas vezes, ainda a noção do tamanho do que todos estão vivenciando.Mas, através das perguntas e das respostas vão formulando e organizando suas noções. Na sequência dos dias, os pensares vão continuando e formando novos posicionamentos, novas visões e novos direcionamentos. A forma extensa de tempo até aqui usada por essa doença, parece necessária para que possa deixar espaço para uma reforma na civilização da Terra.
Para todo o processo de elaboração e refinamento de algo há que haver disponibilidade, neste caso específico, de tempo. Pois que haja então a necessária imersão. Que o homem mergulhe em tudo o que sabe e encontre, no que ainda não sabe, as respostas que necessita para mudar. Mudar o entorno, e mudar-se, ou mudar-se e mudar o entorno. Cada um à sua maneira, de acordo com suas experiências neste plano, vai encontrar os motivos para fazer diferente muitas coisas que fazia antes.
São estes os primeiros passos.Isto é mudança. É bem possível que continuem rápido, se acumulem esses passos e finalmente, seja uma mudança bem maior, muito maior do que a esperada!
Senhor! Dá-nos visão!
Dá-nos visão para aproveitar o tempo!
Dá-nos visão para mudar!