151 MENSAGEM DO MESTRE
É no ritmo de cada um que a mudança vai acontecer. A mudança no próprio ritmo do cotidiano do mundo, que seguramente se processa em todos os cantos é fator de alteração e de rearranjo de tudo. As normais tarefas foram afetadas, as ações, os deslocamentos, as relações, os trabalhos, os estudos, tudo na vida humana, de certa forma, sente os efeitos da pandemia.
É evidente que, igualmente, no interior de cada criatura tudo se tocou, se agitou e saiu de sua habitual forma. Na medida em que as coisas voltarem ao antigo ritmo, que houver sido pelo menos afastado o perigo, através da inoculação da vacina, é provável que haja a sensação de normalidade. Não sem inúmeras e diversas modificações em várias áreas da atividade humana.
Mas, e o homem?
Os homens?
Os seres que estão sendo protagonistas de um momento extremamente duro, de provação, de ameaça, de desafio à sua integridade? Os seres que estão sentindo muito forte a sua fraqueza, a sua vulnerabilidade, e vendo-se, por longo tempo, indefeso? Os seres que estão tendo que encarar de frente e sem rodeios a tão pouco lembrada presença da finitude? Este é o grande questionamento: o que esses seres apresentarão em termos de mudança. Haverá realmente o atingimento do objetivo, em termos de crescimento moral?
Haverá uma revalorização do que realmente é valor, para a experiência existencial?
A matéria, tão absurdamente venerada e colocada há muito, como objetivo maior da existência, o ter, vai continuar sendo assim? A visão de si como parte do mundo, da natureza e do outro como coparticipante desta mesma natureza, será aclarada? Servirá este momento, de separação e distância entre os seres, para uma reflexão e uma tomada de consciência? Chegarão os homens a concluir que o amor é o mais necessário? E mais e mais perguntas estão no ar, à busca de respostas. Elas virão. Algumas já estão vindo, no ritmo de cada um, na medida da visão e da maturidade, na medida do sentimento, da emoção. Na medida do toque e da abertura do amor em cada coração!
Senhor! Faz com que as mudanças ocorram!
Que o ritmo de cada um e do mundo se se acelerem!
Que as respostas venham com amor!
