213 MENSAGEM DO MESTRE
É muito rica a vida, de oportunidades.
O tempo todo, a todo instante elas existem, estão presentes, e muitas e muitas vezes passam despercebidas. Há que ter maturidade, há que mostrar crescimento e há que estar desperto para identificá-las. As oportunidades são justamente os instrumentos para a evolução, para o desenvolvimento. Elas vão desde os mais simples olhares que apontam para o sentimento, os olhares de admiração pelo belo, de alegria por um sorriso, de valorização por gestos e atitudes, até os de compaixão pelos outros, de bondade e de amor.
Neste prisma, essas oportunidades favorecem a aquisição e o refinamento das mais altas formas de relacionamento do homem com o seu entorno. Mas, para chegar a isso, são muitas as oportunidades perdidas pela maioria, a todo instante. Ou, muitas vezes, são utilizadas de forma a serem provocativas de outras utilizações, que favorecem os lados densos e sombrios do sentir.
Saber tirar proveito delas, com o discernimento da direção positiva, ainda que possam estar prontas, aptas e favoráveis às mais agressivas formas de utilização e sentimento, é uma conquista, talvez mais importante, porque demonstra a superação de um ou de uns desafios.
Trocar inveja por compreensão, egoísmo por companheirismo, vaidade por simplicidade, raiva por calma e empatia, e assim por diante, sinaliza uma conquista sim, um ganho muito grande no que diz respeito aos degraus evolutivos.
Este tempo está sendo como todos os outros, em termos de oportunidades. O que difere é a condição humana de ter motivo e tempo maiores, para a reflexão.
Reflexão que, obrigatoriamente, traz a oportunidade muito clara e explícita de poder enxergar as oportunidades todas, em cada momento, com as suas potencialidades.
A proposta desta pandemia como um evento propício à uma mais lenta andadura da humanidade, é justamente esta: um olhar mais lúcido.
Um olhar que viva, intensamente, cada momento, com a observância do que ele traz, em termos de oportunizar e propiciar avanços na área do bem e do amor.
Um olhar que veja a riqueza de cada instante que compõem a vida!
Senhor! Dá maturidade a Teus filhos!
Faz com que vivam cada momento!
Faz com que aproveitem cada oportunidade!