É neste momento, que há a grande oportunidade. É neste momento, que há ainda, a grande chance da humanidade de cair em si. A cada dia, desde o início desse período pandêmico, o cenário muda.
E, em cada lugar do Planeta há, ininterruptamente, coisas novas no entorno, novas notícias, novos aumentos de casos, de mortes, dificuldades, carências, busca de antídotos, pesquisas, testes. Há um cotidiano imprevisível, que atordoa, que desequilibra e angustia.
Numa instabilidade dessas, assomam inúmeros sentimentos, que são os reflexos naturais dessa insegurança. Como falar, então, em “grande oportunidade”?
Que chance é essa?
Houve, com a pandemia, uma mudança muito brusca no andamento da humanidade, como um todo. A natural movimentação dos homens, em todos os lugares, se modificou.
As formas de viver se modificaram, para se adequarem a todas as exigências de cuidados, que o vírus exigiu.
A toda a agitação externa, corresponde a contrapartida interna. Assim, a pandemia também alterou o ritmo e o andamento de cada ser, de cada habitante planetário, no seu interior. Dentre as áreas mais contundentes, é certo que estão as que dizem respeito aos questionamentos relativos à vida. À vida como sopro, como bem, como condição de existir.
Questionamentos abrangentes para uns, superficiais para outros, mas inevitavelmente, presentes em todos. Pois aí reside a oportunidade. Nesse olhar para a vida, na iminência de sua perda, de sua vulnerabilidade.É neste momento, a possibilidade de uma revisão. E, com o amadurecimento e a consciência, oriundos igualmente dos efeitos desta prova, os seres aproveitarem e revisarem a sua passagem existencial.
O olhar crítico vai se dar conta do quanto há de acontecimentos, onde se faz necessária a atuação humana de forma amigável, compreensiva,conciliadora. De forma a ajudar, a agregar, a somar. Ao mesmo tempo, vai constatar o quanto cada cenário que vai se sobrepondo, traz ainda de comportamentos, atitudes e sentimentos antagônicos e negativos, num claro, claríssimo, desperdício de oportunidade evolutiva.
Em cada situação que é trazida, na sequência dos acontecimentos, há sempre a tomada de decisão, o livre arbítrio, o caminho a seguir. Com mais consciência de quanto é importante a vida, a vida bem vivida, a vida vivida no bem, na bondade, no amor, é possível aos homens aproveitarem
este momento, esta oportunidade, essa chance, de ser melhor.
De fazer, daqui para a frente, um mundo melhor!
Senhor, abre nossa consciência!
Dá-nos clareza!
Dá-nos sabedoria!