Exercícios…Esta experiência que os humanos vivem é comparada, inúmeras vezes, com uma trajetória escolar. Sabiamente comparada, aliás.
As tarefas, os trabalhos, uns fáceis, uns mais difíceis, uns fundamentais para a passagem a um novo estágio, no caminho evolutivo, uns extremamente trabalhosos, que não raras vezes duram uma existência inteira. Tudo exercícios. Formas de praticar para aprender ou aprender fazendo.
Foi sempre assim, nesta “Escola do Planeta Terra”, marcado por alguns períodos de experiências mais duras, de práticas mais braçais e grosseiras, conforme suas possibilidades. Marcado, igualmente, por muitas oportunidades de tomar alguns direcionamentos mais corretos, talvez mais trabalhosos e menos divertidos mas, mais coerentes com os objetivos maiores e orientadores da sua Escola.
Entretanto, os alunos abominaram e ignoraram muitas das diretrizes, e tomaram a si a opção de ir para as experiências mais vantajosas em termos de lazer, divertimento e satisfação do seu ego.
Assim foi, e assim tem sido. Muito tempo foi gasto no preparo e na organização da Escola, para o deleite de seus alunos. Mas não era esse o plano, não era essa a filosofia que a Escola tentava e tentou, sempre, implementar.
O Conselho Escolar, reunido, implantou um plano novo, para reordenar suas diretrizes e para disciplinar a Escola, colocando-a ciente dos novos roteiros educacionais.
Um momento de provas, com muitos exercícios. Exercícios práticos, diferentes de tudo que já era usual.
Os alunos se assustaram, não entenderam de pronto mas, aos poucos, foram tomando consciência da necessidade dessa atitude, e da seriedade e da aplicação que lhes era exigida.
É a prova global da Escola da Terra. São exercícios diários e contínuos, propostos a cada um, na medida exata das suas necessidades. Como sempre, desde sempre, uns vão ser transferidos, outros vão penar, outros vão ter dificuldades, outros vão passar “arranhando”, outros vão estudar muito, se esforçar e vão sim, vencer, e outros ainda vão “tirar de letra”.
É uma prova de final de ano? Digamos que é de final de um ciclo.
A Escola vai mudar de padrão. Vai ficar mais credenciada, com alunos mais preparados. Boa prova!
Senhor, promove Teus filhos!
Premia o esforço!
Premia a vontade!