Como chamar a forma de viver a realidade da vida, em sua fatal finitude, sem tanto sofrimento? Como olhar para a vida, com a consciência tranquila desta natural finitude?
Só existe um meio. É tendo o amadurecimento necessário para ver a vida em sua realidade, e com muita, mas muita maturidade mesmo, ter conquistado o desapego.
Como se desligar dos afetos, dos seres amados, como se coisas fossem?
Como não sofrer,sentindo que os que fazem parte da vida, pedaços da vida, não ficam mais no convívio?
O olhar maduro tem que espelhar o entendimento.
O olhar vê com clareza a vida como uma passagem existencial, projetada, programada para que haja o desenvolvimento, o crescimento e a ascensão espiritual. Ao findar o tempo de cada etapa, há o retorno à origem, ao mundo espiritual de onde cada um partiu. Este é o “continuum”, através dos séculos,em planetas habitados.
O olhar espelha a razão. O olhar mostra, através desta razão, a compreensão do processo e consequente e, inevitavelmente, o desapego.
O coração, não. O coração é sentimento. O coração é o que encontra, aproxima, une. O coração é o que sofre a separação. Não há como tirar o sofrimento.
Cada um tem o seu, no seu momento de separação, com a sua intensidade, com a sua duração, mesmo sabendo, mesmo tendo a compreensão do processo, que a sua razão lhe facultou.
E, a compreensão traz muito clara a transitoriedade da experiência vivencial e a infinitude da vida espiritual. O tempo, hoje, é propício a este comentário, pois é um momento de muitas separações.
Muitas dores, muitos corações apertados e ardendo da dor que “queima”, a dor da saudade. A estes, precisamos auxiliar. A estes precisamos ensinar sobre a vida, sua temporalidade, sua composição, sua verdade.
A estes precisamos abraçar e mostrar que nunca estão sós. Toda a existência é sempre acompanhada, em todos os momentos, pela espiritualidade. Os que chegam para iniciar uma jornada experiencial, os que a realizam e os que a findam, estão sempre apoiados.
Nunca estão sós. E, nesta fase de pandemia, mais do que nunca, precisam saber-se apoiados por seus irmãos da mesma caminhada!
Senhor, ajuda a entender!
Ajuda aceitar!
Ajuda a consolar!