A grande, talvez a maior dificuldade dos homens, ao passar esse momento e retomar as atividades, a vida normal, será equacionar todos os aprendizados. Ou, pelo menos, reconhecer, rememorar, guardar, reter as noções mais fortes que este episódio, vivenciado, proporcionou.
Que as lembranças, para alguns, se situarão na frivolidade da privação das compras, das festas, dos supérfluos, que retornarão e que, pouco tempo depois, vão deixar tudo no mais profundo esquecimento, não há nenhuma dúvida. Outros, por certo ficarão marcados pelas experiências físicas e emocionais, específicas da doença, tendo que conviver para sempre com sequelas e perdas.Também marcas que, com o tempo, poderão ser superadas.
Mas por certo, haverão os que apesar de tudo, conseguirão extrair, de tudo, a parte essencial.
E a parte essencial diz respeito à alma, com todos os seus componentes: os sentimentos. As lições que esta pandemia se propõe a deixar, todas, as verdadeiras, dizem respeito às coisas do espírito. São os pontos onde a humanidade atrasou.
São os tópicos onde o homem ainda não se deteve, não evoluiu, não cresceu. E por isso, é tão difícil que haja a compreensão desse movimento global, como algo que foge totalmente das expectativas do conhecido, das origens físicas e materiais, e que seja realmente algo com proporções maiores, infinitamente maiores, do espectro Cósmico.
Mas aqueles que tiverem conseguido ingressar no patamar onde esta abstração é concretizada em seu interior, onde esta noção embasa a fé, a crença em algo bem sólido em firmeza e ao mesmo tempo bem volátil em sutileza, esses terão vencido esta etapa. Vão reconhecer que tudo isso é para trazer condições melhores, é para equilibrar e para equalizar o Planeta, através da evolução dos sentimentos dos homens. Ter a clareza de ver o amor como a maior e a mais importante noção a ser aprendida é o aprendizado básico.
A partir daí, aplicar este conhecimento na sua vivência, com todas as suas nuances e derivações vai demonstrar que realmente houve progresso. A cada dia, emoções e sentimentos são evocados e são vividos com muita intensidade, neste momento.
O fio condutor é a situação que a humanidade enfrenta. Pressionada, está sendo colocada frente a frente de suas reais necessidades:a vida, a sua e a do outro, dos outros. Humildade para reconhecer os sentimentos que afloram, humildade para reconhecer o valor e a importância da união, do bem e do amor, para a conquista da verdadeira evolução no plano espiritual, é a complementação das noções básicas. Quantos conseguirão este aprendizado?
Senhor! Aclara os pensamentos!
Faz com que aprendam!
Faz com que apliquem!
