São momentos que deverão ficar muito tempo na memória dos homens.
Ficarão para sempre? O sempre não é previsível, frente ao novo formato que terá o Planeta, daqui para diante. Mas, na memória de cada espírito que atravessa esta prova é certo que a marca ficará como uma grande, como uma forte lição.
Nem todos, hoje, conseguem ter esse entendimento, ainda. Nem todos estão se dando conta que, realmente, há que haver um aprendizado, uma conscientização que faça cada ser mudar. Mudar o foco, os valores, os objetivos, mudar para melhor, como ser.
Só mais tarde, quando conquistarem patamares mais elevados, patamares com mais condições de esclarecimento e de mais compreensão, vão, certamente, entender.
Mas muitos já estão se dando conta, principalmente porque não é uma “aula teórica”.
Ainda que há muito tenha sido e venha sendo tentado o ensino através de palavras, de noções, de inspirações e de exemplos, a forma agora é bem mais clara: a aula é prática. É na prática do cotidiano que as noções estão sendo trazidas.
Para cada conceito estão sendo experienciadas situações pontuais. Para cada sentimento estão sendo provocadas situações ideais. São atividades projetadas para evidenciar valores, os reais, os verdadeiros, os válidos.
Cuidado consigo, amor para si próprio, pela sua vida. É uma lição prática, a proposta que inclui a higiene pessoal. Algo que deveria ser normal, mas que há muito não era ou quiçá, para muitos, nunca tenha sido. Cuidado com o outro.
O necessário outro. O irmão como irmão. Amor por ele. A lição prática veio cheia de experiências: isolamento, auxílio, necessidade, compaixão, preocupação, angústia, afastamento, saudade e até amor… O que era trivial, nem notado e nem valorizado, abrigava os conteúdos básicos da aprendizagem humana e as disciplinas importantes, não acessórias.
E foram justamente, as acessórias as privilegiadas até agora e ficavam todas na esfera da materialidade, da superficialidade. Para os que já conseguem ter esse sentimento, tudo hoje faz sentido. As rotinas desta época de pandemia se revestem de grande robustez.
São ricas em ensinamentos, desvendam de forma explícita as áreas que precisam ser atingidas pelo conhecimento e traduzidas na vivência humana, desvendam de forma explícita: amor.
Pensamentos, sentimentos se alternam, se misturam, se completam, num incontrolável movimento que não cessa. Os seres passam por uma grande e concentrada atividade, onde são postos à prova. Certamente ficarão para sempre, sim, os frutos deste momento na memória de muitos. Isto porque serão a base de onde vão partir com entendimento, segurança e determinação, os novos direcionamentos dos seres da Nova Era!
Senhor! Obrigado pelas lições!
Que todos aprendam!
Que todos pratiquem!
