Quase sempre os homens sonham. Quando em sono, poucos lembram, mas muitos ou quase todos sonham acordados. E como frutos de um mundo puramente material, sonham sempre em ter. Sempre foi assim?
Mergulhados na matéria e extremamente atrasados em raciocínio lógico e conhecimento, sim, pode-se dizer que sempre foi assim. As exceções que houveram, ao longo da história, foram pontuais e raras. Somente nos últimos séculos foram ficando mais nítidas e adquiriram importância de teses, escolas, nas linhas da filosofia e afins. Os tempos mais recentes foram pródigos em incrementar os sonhos chamados “de consumo”. Os meios de comunicação, cada vez mais ricos em eficiência, não só deram voz às propagandas, como imagem e ação.
Além disso, muniram-se de bases psicológicas, estudos direcionados ao conhecimento detalhado da clientela, por faixas etárias, sexo, condições culturais e econômicas. Tudo mais que perfeito para que os sonhos ficassem cada vez mais claros, mais determinados e, para alguns, mais longe…E aí, nessa distância, onde a maioria dos sonhos se situa, vem a causa de muitos males que todos no mundo do ter enfrentam: a angústia do não ter. Muitos gastam a vida nesse sofrimento.
Muitos dedicam a sua existência na busca de metas materiais inalcançáveis, pelas condições que tem. Uma pandemia veio, para que as pessoas acordem e parem de sonhar. Não façam mais da vida, da sua vida, que é para ser boa e rica, um verdadeiro pesadelo, que é o que se torna a quimera de um sonho que nunca poderá ser realizado, por necessitar de posses além, bem além das que possuem.
Acordar quer dizer sair desse sonho irreal, desse utópico ideal de ter e começar a procurar quem é, porque é, para que é e começar a sonhar com ser. Esta pandemia veio para fazer acordar, mostrando o quanto são supérfluos os sonhos de consumo, o quão pouco duram e como são impermanentes. E em consequência, o quão valioso é o sonho que se apresenta mostrando as condições, as qualidades e as possibilidades de cada ser, na sua imortal vida espiritual.
Não vai ser uma troca instantânea, mas muitos vão começar a sonhar diferente, porque é o tempo de acordar para sonhar de outra forma: minimizando o sonho do ter, maximizando os sonhos de ser!
Senhor! Que continuem os sonhos!
Que busquem crescer!
Que busquem o ser!