MENSAGEM DO MESTRE JEAN 32
Bem devagar é o ritmo do entendimento do homem nesse estágio terreno. É uma caminhada cheia de lições, permeada de exemplos, com precisos indicadores para a elucidação dos porquês. Mas o que sempre tem faltado é o objetivo, é o querer, é a vontade. O descaso é hoje e tem sido, ao longo do tempo, uma constante. As mais difíceis equações foram resolvidas.
A partir da trivialidade das primeiras descobertas, houve lenta e gradual evolução do conhecimento e da aplicação prática deste conhecimento. O homem andou de várias formas e voou. Não bastasse na superfície e na atmosfera do planeta, buscou mais. Saiu da órbita terrena e atingiu o espaço em busca de mais e ainda busca.
E, apesar de debruçar-se com sucesso às conquistas da técnica e da tecnologia com todos os seus aparatos e possibilidades, o descaso é uma constante e se reflete na pobreza real da vida humana, ainda que pontualmente na esfera material existam picos de sucesso e avanço. Mas o homem que, dotado de razão, raciocínio e criatividade deslumbra-se com as possibilidades do mundo, não pensa em si parte como parte integrante deste mundo e muito menos pensa nos outros, no conjunto de seres que com ele habitam o planeta que com ele dividem o grande espaço que lhes foi dado para vivenciar as etapas da vida, Não há, por mais que as experiências tenham se acumulado, a noção de conjunto. Não há a noção de igualdade, não há a noção de companheirismo e portanto não há união. O o que se vê é o individualismo, a busca egocêntrica por bem estar e riqueza, a noção errônea de que é cada um por si. Não, não é essa a proposta, não é esta a ideia.
Mas por que não há interesse em saber? Por que o homem acredita que se basta? Por que não tem a humildade de, por um momento apenas, pensar que deve haver, sim, um objetivo maior, uma razão mais clara, uma finalidade mais justa? Por que? Pois bem, agora é dado esse tempo. De questionar, de indagar, mas para isto, analisar e refletir. É dado o tempo de alcançar com um pouco mais de rapidez o nível de abrangência que lhe proporcione as noções básicas da vida verdadeira.
A que utiliza e faz para progredir a matéria mas sabendo que ela é instrumento para a evolução. A que é bem maior do que os períodos vividos na Terra. sabendo que eles são segmentos da vida permanente. A que tem apenas um propósito que é a mola propulsora, que é a energia maior, a causa, o objetivo, a finalidade: o amor. É este o tempo para que o ritmo de entendimento do homem finamente acelere. Senhor, Tem paciência! Perdoa nosso descaso! Ajuda-nos a ver!