Poderá haver uma volta? O mundo voltará a ser como antes? Poderão os homens viver como antes?
Haverá progresso? Haverá normalidade no mundo?
Vai haver volta, sim. O mundo voltará a andar, o progresso voltará e os homens, igualmente, voltarão a viver em sua normalidade.
Mas, como antes, não. Não há a mínima possibilidade, visto que os homens, hoje, passado um ano de pandemia, já não são os mesmos. Ninguém é o mesmo, passado um dia, pois há sempre mudanças, novos cenários, novas experiências, novos personagens.
Imagine-se então, depois de um tempo, com todas as experiências e os sentimentos vividos, provocados pelos protocolos de cuidados que uma pandemia trouxe.
Nunca as coisas serão como antes, onde primava a superficialidade, a pressa, a inconsequência, o descaso e a irresponsabilidade. Está sendo dado o tempo para este olhar crítico, e através dele é que vai surgir uma nova civilização.
Os bárbaros,como em outras épocas, ficarão para trás. Os vitoriosos serão os mansos, os que conseguirem equilibrar tudo que sabem do passado e, no presente, delinear tudo o que precisam fazer no futuro. Para isto, já terão que ter colocado à frente, como primeiro e consequente gesto de mudança, a primazia do amor.
Poderão os homens viver como antes?
Não, vão viver muito, muito melhor!
Senhor! Ajuda-nos a voltar!
A fazer um mundo melhor!
A fazer um mundo de amor!