Como um mosaico…
O que é um mosaico?
Uma construção humana, elaborada a partir de pequenos elementos, não necessariamente novos. Muitas vezes sobras, pedaços, cacos, mas que combinados, colocados de forma intencional, resultam em novas configurações ilustrativas, decorativas, utilitárias, artesanais ou artísticas. Recolocadas, muitas vezes as peças surtem efeitos incríveis e passam a ter valor, valor que adquiriram pela sua composição.
Tudo isso para um prólogo sobre a pandemia e o seu pós.
Quantos pedaços!
Quantos cacos!
Quanta quebradeira!
O rastro de tristeza pelas perdas, pelas sequelas, pelas experiências de dor e sofrimento deixando marcas dolorosas. As difíceis situações de desemprego, de carências, de fome, marcando vidas de forma também irreversível. As ocorrências emocionais trazendo desequilíbrio, depressão, desânimo, desespero…
Aos poucos o vírus se afasta deixando, no seu rastro, tudo em pedaços, em cacos.
O futuro?
Eis, para o futuro, a ideia clara de um mosaico.
Mas, para que hajam condições de sua elaboração de forma equilibrada, há que haver o concurso de elementos oriundos, igualmente, da mesma experiência pandêmica, sob o rótulo de maturidade, conscientização, responsabilidade.
As lembranças serão colocadas como elementos básicos para as peças de experiência e de reposição de valores, tudo colado com coerência e equilíbrio, salientando, nos pontos áureos, os valores maiores como a fé e o amor.
Por fim, no acabamento, o verniz da esperança, para diminuir a aspereza e os grumos das mágoas que ainda se apresentarem difíceis de aplainar. O mosaico, concluído em seus primeiros módulos, vai fazendo com que o artesão, no caso o ser, comece a se dar conta de que talvez seja esta a fórmula melhor de seguir a vida.
Através de pequenos pedaços, mas bem pensados, organizados e voltados a um produto final com equilíbrio, coerência e mais que isso, mais que tudo, construído com a base da fé e a consistência do amor.
A vida pós pandemia será como um mosaico?
Senhor! Tuas imagens fazem pensar!
Na construção da vida!
Na construção da vida a partir de agora!