Liberdade…Existe liberdade?
Liberdade é utopia? Ficção?
Algo inatingível aos humanos em estágio neste Planeta?
Onde está a liberdade?
Se a análise for feita a partir da natureza, a liberdade existe, relativa. Há uma lei natural, a Lei do Progresso, evolutiva, que ordena e sequencia toda a Criação.
Minerais, vegetais, animais e hominais, reúnem-se neste Orbe sob essa lei. Cada reino obedece a suas regras e seus preceitos.
Liberdade relativa, existe? Realmente, os condicionamentos do homem na Terra trazem sempre a relatividade. Há regras e leis instituídas para tudo, diversas, diversificadas, conforme as etnias, as raças, as comunidades, as religiões, as crenças ou os lugares. A liberdade, no entanto, é, existe, como conquista. Conquista interior. Ela precisa sair do conceito, sair da abstração que choca, constantemente, com a realidade material, e se abrir para o imaterial. Aí ela acontece:
A liberdade de pensar…
A liberdade de sonhar…
A liberdade de escolher pensar…
A liberdade de escolher sonhar…
Grande ferramenta! Assim ela se apresenta para proporcionar um leque de opções, uma gama infinita de possibilidades, um mundo aberto à espera de viajores que tenham o dinamismo, a curiosidade e o alcance de buscar e de escolher.
Ah! A liberdade! Quanto é possível através dela!
Da angústia à paz …
Do escuro ao claro…
Do denso ao sutil…
Do desamor ao amor…
Da apreensão à esperança…
É ela que mostra a maturidade de cada um. É ela que mostra a capacidade de cada um de conquistar a desenvoltura e a libertação. De visualizar um espaço imenso, através do seu pensar. De viver consciente, a verdadeira liberdade!
Senhor! Que conquista!
O pensar solto!
A liberdade!