Não é fácil.
Nunca se disse que seria.
A vida material, a experiência humana é a fase decisiva de sofrimentos, antes da mudança de patamar para um estágio mais ameno. Muitos têm escrito sobre as dificuldades humanas.
A literatura vai, das abordagens da ciência, da natureza dos seres nas várias dimensões que o compõe, salientando suas fragilidades em forma de males físicos, emocionais, sociais e econômicos.
O fardo que os homens, desde o nascimento, trazem para a sua passagem existencial é sempre pesado. Pela própria natureza e pelas complexas relações de vivência que os grupos humanos estabelecem, quase sempre sobrecarregando uns aos outros de compromissos, tarefas e deveres, nem sempre saudáveis, nem sempre agradáveis, nem sempre fáceis.
A vida material não é leve. São muitos os encargos, que são estabelecidos ou se estabelecem, e no qual a felicidade, a tranquilidade e a união não fazem parte dos objetivos humanos em sociedade.
Não se estudou em profundidade as características e as dificuldades da vida espiritual. Ou, no caso, as facilidades da vida espiritual. Se houvesse a compreensão e o estudo de forma abrangente e aprofundada deste aspecto, por certo seria um grande atenuante aos encargos da vida material.
A vida espiritual, se entendida, é um contraponto às mazelas e aos encargos da vida material. É ela que permite a visão coerente e verdadeira da verdadeira vida, equilibrando e dosando toda a experiência humana.
É ela que coloca a vivência material como pano de fundo, como cenário de todos os exercícios e trabalhos a serem realizados no âmbito do crescimento espiritual, foco maior na prática da vida.
A visão correta, colocando os objetivos da existência no prisma do crescimento imaterial, faz com que tudo, até as pesadas e difíceis tarefas, tenham significado e se tornem, por isso, mais suportáveis e até mais leves. Aos poucos, agora já com o processo em andamento, os seres vão começar a entender e ingressar, com esperança, na fase de Transição.
Vai sim, ser mais fácil!
Senhor! Obrigado!
Pela compreensão!
Pela ajuda!