É na fase da dificuldade, principalmente, que há crescimento. São as tarefas difíceis que exigem mais. Exigem mais atenção, mais concentração, mais aprofundamento.
As fáceis são realizadas com leveza, sem necessidade de muito foco, apenas com a fruição do aproveitar.
Nas provas difíceis, como numa Escola, há que debruçar-se sobre os problemas, estudá-los, desvenda-los e, muitas vezes, levar um tempo bem grande de dedicação e, até de sofrimento, para chegar à sua solução. Alguns não tem solução nesse período vivencial, as suas resoluções complexas e extensas, ultrapassam os planos.
Mas há sempre o aprendizado, há sempre as constantes lições de cada etapa que, mesmo não sendo conclusivas, são sempre educativas. Assim há, na sequência evolutiva, sempre as oportunidades e as condições favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento dos seres, conforme as suas necessidades.
E o aprendizado deve incluir esta compreensão básica: tudo tem o seu sentido, tudo tem a sua razão.
O entendimento dessa dinâmica do processo, pelo qual passam os espíritos na sua senda de progresso, pode se chamar maturidade.
É ela que exime a revolta, a comparação, a vitimização.
É ela que favorece a aceitação, a disponibilidade, e que torna cada um consciente de suas programações. Não se trata de aceitação tácita e nem de desânimo e entrega, de desvalorização ou depressão. De forma alguma.
Os difíceis e graves momentos, porque cada ser atravessa, tem que estar sempre acompanhados de esperança e fé.
A certeza do amparo é real. A certeza do acompanhamento é real.
E, em qualquer situação, há sempre a possibilidade da mudança para melhor, da luz, mesmo que a escuridão seja grande e pareça não ter fim.
Todos, todos mesmo, tem suas provas a passar, a cumprir. São os momentos necessários a uma aprendizagem às vezes mais instantânea, às vezes mais aprofundada, às vezes mais extensa, mas sempre a mais necessária.
Todos, todos mesmo, tem lições que precisam ser aprendidas. Noções que precisam ser incorporadas para que possam avançar, na trilha ascendente e sequencial da evolução!
Senhor! Orienta!
Auxilia! Ensina!
Mas, sobretudo, acompanha!
