63 MENSAGEM DO MESTRE JEAN
TEMPO DE AJUSTE
Tempo de ajuste. Não se espere dos homens mudanças imediatas por este trauma. Mas, a partir de cada ação, na retomada, haverá, sim a diferença. Principalmente em dois pontos: no uso do tempo e na escala de valores.
A vida humana pautada pelo imediatismo e pela ganância, ou por benesses materiais por mais simples e modestas que sejam, faz com que o tempo, a partir de determinadas fases da vida, seja usado impensadamente. Uns correm, correm, sempre atrasados e sentindo-se aquém das necessidades que o seu tempo exige. Outros usam o tempo com displicência, empilhando afazeres e deveres, sem nenhuma necessidade, outros ainda, hedonisticamente, usam o tempo só por prazer, ao seu bel prazer.
Com variações, seguramente estes são os ramos maiores do desperdício do tempo para muitos. Pois bem. Tudo parou e o tempo, quem diria, aparece com nova roupagem. Não permite, no geral, a correria, o atraso a displicência, as excentricidades. O tempo merece um tempo. Para ser pensado, bem utilizado e sim, ter no futuro próximo, na nova realidade pós pandemia, readequado para ser reutilizado com mais coerência, com mais maturidade.
E a escala de valores? O tempo, que mereceu um tempo, fornece o espaço para a revalorização a vida. A vida em jogo. A vida de cada um, dos outros, de todos, em jogo. Todos acuados por um desconhecido, imprevisível e assustador mal. O valor maior, a vida, as vidas, os outros, as relações com os outros, os seres. E as coisas? Momento de pensar em valores. Valores de verdade. Momento de reescalonar, reavaliar e revalorizar. Tempo de ajuste.
Na prática, haverá mudanças, necessárias, procedentes, inevitáveis.
Senhor!
Ajuda-nos a repensar!
Ajuda-nos a mudar para melhor!