79 MENSAGEM DO MESTRE JEAN
TEMPO DE CUIDADO, TEMPO DE RECLUSÃO, TEMPO DE REFLEXÃO
As horas vão passando, agora com outro sentido. Não mais a ininterrupta rapidez que fazia o tempo nunca ser suficiente ou fazia o tempo ser escasso até para a trivialidade do dia a dia. As horas, neste momento, estão devagar. O tempo ficou mais amplo, mais estendido, bem mais lento. Se antes houvessem prenunciado que o mundo ficaria estanque, que iria haver uma parada em todo o planeta soaria como algo impossível de ocorrer. No entanto, é o que hoje se vê. E não apenas um susto, uma imediata e instantânea comoção, gerando paralisação.
Não, uma longa e sofrida experiência que envolve todo o complexo mundo terreno, em todos os seus aspectos, em toda sua abrangência e em toda a sua profundidade. Todas as áreas da movimentação humana no Planeta, afetadas, todos os lugares e em consequência, todas as pessoas afetadas e todas as funções, físicas, emocionais e espirituais de cada ser; afetadas. Por quanto tempo? Mais uma das dificuldades, mais uma das indagações, mais uma das inseguranças que vem no bojo dessa experiência. Não há, ainda, uma ideia de tempo. Há a ideia do tempo de agora: tempo de cuidado, tempo de reclusão, tempo de reflexão. Mas a próxima etapa de retorno à normalidade, à correria, às lides e labutas descompassadas e desenfreadas, ainda não se faz visível.
Aproveitar então este momento é, sem dúvida, a grande opção. Revisar, com olhos analíticos esta grave e imensa crise que assola todo o Planeta. Olhar sua abrangência, sua extensão e seus envolvidos, pensar em cada um dos aspectos sociais que foram obrigados a se imobilizarem ou se reformularem e, sobretudo, refletir profundamente sobre os seus, seu papel no mundo, seu objetivo no mundo. Ao fazer isto, num exercício de autoconhecimento e principalmente de conscientização, as horas irão passando, mas certamente vão ter adquirido outro sentido. Um sentido bem mais coerente e integrado, onde cada momento, cada lugar, cada pessoa vai reassumir seu verdadeiro “status”.
Tópicos importantes, que pela superficialidade com que a vida tem sido vivida, foram esquecidos, abandonados e desprezados. Um sentido que faça retornar a verdadeira orientação natural da humanidade, ao caminho para o qual foi destinada, o caminho do bem, da bondade, do amor!
Senhor! Que usemos bem este tempo!
Que possamos pensar e compreender!
Que o tempo nos aponte o verdadeiro sentido!